O Inventário Florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais, através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe. A necessidade de se conhecer o estoque de madeira e a estrutura das florestas nativas com maior precisão é de fundamental importância para escolha de critérios que melhor definem quais espécies podem ser manejadas ou quais florestas têm potencial para produção ou conservação.

A principal ferramenta para se conhecer o estoque de madeira na floresta é o inventário florestal, que utiliza fundamentos de amostragem para estimar os parâmetros quantitativos, como volume e área basal, assim como os qualitativos, como qualidade de fustes e valoração de espécies. O inventário florestal divide-se em três etapas: planejamento, coleta e processamento dos dados. A execução dessas etapas é de suma importância para obtenção de resultados precisos e um inventário florestal completo pode fornecer diversas informações entre elas:

a) estimativa de área;

b) Descrição da topografia;

c) Mapeamento da propriedade;

d) Descrição de acessos;

e) Facilidade de transporte da madeira;

g) Estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais;

h) Estimativa de crescimento (se o inventário for realizado mais de uma vez).

Nossa equipe poderá elaborar o Inventário Florestal de sua propriedade Rural. Por favor, entre em contato conosco através do site.