O inventário de Oferta do Turismo Rural ou  dos Atrativos do Ambiente Rural tem por objetivo resgatar, coletar, ordenar e sistematizar dados e informações sobre as potencialidades dos atrativos turísticos e das ofertas locais. “Com a elaboração do inventário, o pesquisador estará obtendo informações valiosas para a avaliação do impacto ambiental e da sustentabilidade de projetos futuros, servindo-se de elemento preventivo e quantificador, contribuindo com a identificação de possíveis impactos no meio rural e seu entorno. O Inventário Turístico do Meio Rural é um levantamento de dados e coleta de informações, bem como leitura dos atrativos e ofertas existentes, em uma dada propriedade ou localidade rural e seu entorno, com o objetivo de analisar a potencialidade turística da mesma e, ainda, servir como ferramenta de auxílio para o planejamento da atividade visando o turismo sustentável.

Antes de se iniciar o inventário dos atrativos da propriedade rural propriamente dita, se faz necessário um reconhecimento do seu entorno, no tocante aos meios de acesso, equipamentos e serviços de apoio e do conhecimento geográfico da região onde a mesma está inserida. Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar. O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades econômicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem. As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:

a) hospedagem;
b) alimentação;
c) recepção à visitação em propriedades rurais;
d) recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural;
e) outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.

Todas estas informações e dados serão levantados para que esta modalidade de turismo possa ser explorada comercialmente. A prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida campesina, como manejo de criações, manifestações culturais e a própria paisagem passam a ser consideradas importantes componentes do produto turístico rural e, consequentemente, valorizadas e valoradas por isso.

Nossa equipe, sediada em Manaus no Amazonas, pode elaborar o Inventário de Oferta dos Atrativos Turísticos de sua propriedade Rural. Por favor, entre em contato conosco através do site.