Levantamento Florístico, em Manaus AM

Birding Soluções Ambientais, sediada em Manaus Amazonas, presta serviços de consultoria ambiental para a elaboração de Levantamento Florístico. É um estudo técnico que visa a identificar as espécies da flora ocorrentes em uma área, caracteriza e avalia o estado de conservação da vegetação. A eficiência de uma boa identificação botânica é necessária para dar subsídio a estudos taxonômicos, auxiliar na elaboração de trabalhos científicos sobre a flora de uma determinada região, determinar as espécies de um inventário, facilitar o conhecimento de plantas medicinais e tóxicas com objetivo de melhor utilizá-las e controlá-las e, armazenar exemplares de todas as espécies possíveis para identificação de outras espécies por comparação.

O levantamento florístico vai levantar dados botânicos

É um inventário qualitativo e quantitativo das árvores que se apresenta em forma de relatório ou planilha e nele deve estar contido o nome popular e científico de cada espécie. Esse estudo faz também medições básicas, como altura, diâmetro, estado sanitário, geolocalização, etc, e pode fazer parte de um Estudo Ambiental ou ser exigido para contribuir com a análise de pedidos de retirada da vegetação junto ao órgão ambiental responsável. Um estudo fitossociológico além da composição da flora fornece informações sobre volume, sortimentos, área basal, altura média das árvores dominantes, biomassa e diâmetro médio. Outras características também podem ser consideradas, como: densidade, dominância, índice de valor de importância, posição sociológica, índice de regeneração natural, etc.

Quando se deve fazer inventário florístico

Também chamado de inventário da flora, ele deverá ser realizado sempre que houver vegetação em um terreno onde acontecerá uma construção ou estabelecimento de um empreendimento e que demande a supressão de vegetação ou movimentação de terra no local, assim como em casos em que pode ocorrer impacto à vegetação próxima ao empreendimento. Ele pode indicar a presença de espécies ameaçadas na área em estudo. Essas espécies ameaçadas são protegidas pela Instrução normativa n° 6, de 23 de setembro de 2008 do Ministério do Meio Ambiente e geralmente não podem ser cortadas, inviabilizando a implantação de obras previamente definidas. O levantamento deve ser feito por profissionais competentes

Inventário botânico é requerido para o Licenciamento Ambiental

Esse estudo pode ser realizado por amostragem ou por censo, isto é, identificação de todos os indivíduos da área em estudo e definição detalhada de sua estrutura e conservação. São ferramentas essenciais para o um diagnóstico da composição e conservação da área e da biodiversidade local, subsidiando pedidos de supressão da vegetação, compensação e licenciamento ou monitoramento ambiental. Falhas na coleta desses dados, ou amostragens insuficientes, podem levar a conseqüências desastrosas para as espécies, seus padrões e processos e para o meio ambiente, inclusive culminando na extinção de espécies. Tudo isso depende de uma coleta de dados bem feita, obedecendo a regras básicas, mas muito importantes, uma vez que as partes coletadas não possuem todas as características da planta no seu habitat natural. O inventário é exigido pelos órgãos ambientais competentes, principalmente, quando há demanda de supressão de vegetação, enquanto que o levantamento florístico é requerido como parte de diagnósticos que baseiam os licenciamentos de atividades e caracterizam áreas de preservação permanente. O levantamento florístico demonstra ser uma fase importante do Licenciamento Ambiental, pois impacta nos custos do empreendimento, tanto na fase de implantação e aprovação, quanto na fase de compensação e monitoramento.

Esse estudo que vai atender demandas para diversos Estudos Ambientais, tais como: EIA-RIMA, Plano de Controle Ambiental – PCA, Estudo Ambiental Simplificado – EAS, Plano de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação, entre outros.

Nossa empresa sediada em Manaus-AM com nossa equipe de profissionais poderá elaborar o Inventário da Flora que sua empresa precisa. Realizamos a prestação desses serviços em Manaus, mas a pedido poderemos fazê-lo noutros municípios ou mesmo noutras capitais. Por favor, entre em contato através do site.

Compartilhar