Consórcio é melhor modelo de negócio para resíduos sólidos

  

Técnicos do Paraná chegam à conclusão que a formação de consórcios entre os municípios é a melhor alternativa para o gerenciamento dos resíduos sólidos. Especialistas participaram, em Curitiba, de um evento técnico internacional de capacitação para o Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, organizado pela Sanepar, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbelt). Na abertura do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, ressaltou que a capacitação vai ajudar os municípios, principalmente os menores, a formarem consórcios para resolver a questão dos resíduos sólidos. “O Governo do Estado dá as diretrizes de como os municípios devem atuar, e a agência de cooperação alemã e a Sanepar ajudam com a expertise e tecnologia que têm sobre o assunto”, disse o secretário.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, também destacou a atuação e o know-how da empresa na área de resíduos sólidos. “A Companhia vai trabalhar como operadora desses sistemas, um modelo que poderá ser replicado para todo o Brasil. Caberá ao Governo do Estado dar aos municípios garantia jurídica, técnica e financeira.” Os resíduos sólidos já estão em ambiente regulado dentro da Sanepar. Segundo o diretor de Investimentos da Companhia, Joel Macedo, será necessário agora definir a dimensão do negócio e de qual é o capital necessário para ele ser desenvolvido. A Sanepar faz hoje a gestão de três aterros sanitários que atendem 7 municípios no Norte do Estado. Por meio de contratos com as Prefeituras de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio, a Companhia administra três sistemas, que, em 2018, movimentaram 64 mil toneladas de resíduos, atendendo uma população de 290 mil pessoas.

O organizador do evento, Charles Carneiro, gerente de Resíduos Sólidos na Sanepar, disse que o projeto ProteGEEr terá desdobramentos até 2021. “O primeiro passo, de formação dos consórcios, já foi dado. Agora vamos trabalhar junto com os prefeitos no volume de resíduos sólidos a ser coletado. Quanto maior o volume, mais poderemos investir em tecnologia, beneficiando o meio ambiente e a população”, afirmou. De acordo com ele, a Sanepar e o Estado têm colocado o segmento de resíduos como uma das prioridades para o desenvolvimento. “É urgente termos um trabalho efetivo e sustentável na área de resíduos em todo o mundo. A Sanepar tem se esforçado muito em busca de bons modelos de trabalho, que potencializem os avanços e tragam respostas concretas e sustentáveis para o setor”, afimou.

Gestão Consorciada dos Resíduos Sólidos

A gestão consorciada dos resíduos sólidos visa obter a escala adequada para a prestação dos serviços de modo sustentável, onde deve haver uma congregação de esforços entre os municípios consorciados. Objetivo: arcar com os custos de uma gestão técnica, eficiente e modernizada dos resíduos sólidos, com a devida distinção entre as atividades de cunho tipicamente local. A gestão consorciada pode continuar sendo executada pelos municípios de forma isolada (atividades de coleta, por exemplo), daquelas que devem ser planejadas, articuladas e executadas regionalmente, como, por exemplo, o compartilhamento de estruturas físicas de disposição final (aterros sanitários). Vale destacar, no entanto, que o consorciamento para a gestão dos resíduos não se limita ao compartilhamento de aterros sanitários entre os municípios, podendo também ser compartilhados, por exemplo, equipe técnica (ex.: engenheiros), equipamentos (ex.: trituradores de poda) e outras unidades de destinação de resíduos (ex.: reciclagem de resíduos da construção civil), o que possibilita a elevação da capacidade técnica, gerencial e institucional para o desenvolvimento das atividades.

 

Fonte: Folha do Meio Ambiente. 06 de Marco de 2019


8 comentários

women yoga shelf bra -plus · agosto 6, 2022 às 4:27 pm

Excellent blog right here! Also your website quite a bit up very fast!
What host are you the use of? Can I am getting your
associate hyperlink in your host? I desire my
web site loaded up as fast as yours lol

slot gacor · junho 7, 2023 às 2:06 am

I’ve learn some just right stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting.
I surprise how a lot attempt you set to create any such excellent informative web site.

sbobet lapakpusat · julho 4, 2023 às 12:30 am

Great goods from you, man. I have understand your stuff previous to and
you are just extremely wonderful. I really like what you have acquired here, really like what you’re saying and the way in which you say it.

You make it entertaining and you still care for to keep it smart.
I cant wait to read much more from you. This is actually a
terrific website.

sarışın izmir escort · agosto 11, 2023 às 4:18 pm

I wanted to thank you for this excellent read!! I
definitely enjoyed every little bit of it. I’ve got you
book marked to check out new things you post…

помощь призывникам · agosto 16, 2023 às 12:10 am

Article writing is also a excitement, if you know afterward you can write or else it is complicated to write.

powered by GoToTop.ee
https://ru.gototop.ee/

ufabet · setembro 2, 2023 às 4:22 am

This post is priceless. When can I find out more?

dubaishopmakeup.com · novembro 1, 2023 às 9:49 pm

You really make it seem so easy along with your presentation however I find
this topic to be really one thing that I believe I would never understand.
It seems too complicated and extremely wide for me.

I am having a look ahead for your next submit, I will attempt to get the hold of it!

Sports Betting · novembro 6, 2023 às 2:47 pm

Simply wish to say your article is as astonishing.
The clarity in your post is just spectacular and i could assume
you are an expert on this subject. Fine with your permission let me
to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post.
Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *