Elaboração de Plano de Manejo de Unidade de Conservação, em Manaus AM

Birding Soluções Ambientais sediada em Manaus AM, presta serviço de consultoria ambiental para a elaboração de Plano de Manejo de Unidade de Conservação. O Plano de Manejo é um documento importante para a gestão de Unidades de Conservação, Parques, Reservas Sustentáveis, RPPN. O Plano visa levar a Unidade de Conservação a cumprir com os objetivos específicos de manejo, orientando a gestão da Unidade de Conservação; promover o manejo da Unidade de Conservação, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado. Ele estabelece a diferenciação e intensidade de uso mediante zoneamento, visando a proteção de seus recursos naturais e culturais; destaca a representatividade da Unidade de Conservação no SNUC frente aos atributos de valorização dos seus recursos como: biomas, convenções e certificações internacionais; estabelece normas específicas regulamentando a ocupação e o uso dos recursos da Unidade de Conservação, zona de amortecimento e dos corredores ecológicos; reconhece a valorização e o respeito à diversidade socio-ambiental e cultural das populações tradicionais e seus sistemas de organização e de representação social.

O que é o Plano de Manejo da Unidade de Conservação

O Plano de Manejo de Unidade de Conservação ou de Área Protegida é um documento técnico elaborado por equipe multidisciplinar, com normas e regras de uso dos espaços protegidos. As unidades de conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. As UC asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e, quando necessário, consulta à população.

Unidades de Conservação, são áreas protegidas

As Unidades de Conservação são também chamadas de áreas Protegidas e estão divididas em dois tipos: Unidades de Proteção Integral, que possuem normas mais restritas e são mais voltadas para a pesquisa e conservação da biodiversidade. Nelas, exceto alguns casos previstos na lei, é admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável são mais voltadas para visitação e atividades educativas e uso sustentável de seus recursos. Elas têm o objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte de seus recursos naturais. A elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação não se resume apenas à produção do documento técnico. O processo de planejamento e o produto são ferramentas fundamentais, reconhecidas internacionalmente para a gestão da Unidade de Conservação. O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consultas e tomadas de decisão com base no entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam a Unidade de Conservação e a região onde ela está inserida.

Plano de Manejo objetiva a gestão da Unidade de Conservação

O Plano de Manejo da Unidade de Conservação é elaborado sob um enfoque multidisciplinar, com características particulares diante de cada objeto específico de estudo. Ele deve refletir um processo lógico de diagnóstico e planejamento. Ao longo do processo devem ser analisadas informações de diferentes naturezas, tais como dados bióticos e abióticos, socioeconômicos, históricos e culturais de interesse sobre a Unidade de Conservação e como estes se relacionam. O Plano de Manejo é um documento com o zoneamento de toda Unidade de Conservação, definindo áreas de visitação, áreas a serem recuperadas, áreas de pesquisa e área de uso público, entre outras.

O Plano de Gestão de Unidade de Conservação demanda realização de diagnóstico através do inventário da Fauna e de um Inventário da Flora, dependendo da sua categoria, pode ser necessário a elaboração de um plano de Uso Público, definição da zona de amortecimento, definição das atividades extrativistas permitidas em bases sustentáveis, entre outros.

Nossa equipe sediada em Manaus, no Amazonas poderá elaborar o Plano de Manejo ou Gestão que seu Município ou Estado precisa. Realizamos a prestação desses serviços em Manaus, mas atendido a pedido poderemos fazê-lo noutros municípios ou mesmo noutras capitais. Por favor, entre em contato conosco!