Plano de Manejo e Gestão de Unidade de Conservação (UC). Prestamos serviços de consultoria ambiental para a elaboração de Plano de Manejo para Unidades de Conservação, Parques, Reservas Sustentáveis, RPPN, em Manaus, no Amazonas. O Plano visa levar a Unidade de Conservação a cumprir com os objetivos específicos de manejo, orientando a gestão da Unidade de Conservação; promover o manejo da Unidade de Conservação, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado. Ele estabelece a diferenciação e intensidade de uso mediante zoneamento, visando a proteção de seus recursos naturais e culturais; destaca a representatividade da Unidade de Conservação no SNUC frente aos atributos de valorização dos seus recursos como: biomas, convenções e certificações internacionais; estabelece normas específicas regulamentando a ocupação e o uso dos recursos da Unidade de Conservação, zona de amortecimento e dos corredores ecológicos; reconhece a valorização e o respeito à diversidade socioambiental e cultural das populações tradicionais e seus sistemas de organização e de representação social.

As unidades de conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. As UC asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e, quando necessário, consulta à população. Elas são divididas em dois tipos: Unidades de Proteção Integral, que possuem normas mais restritas e são mais voltadas para a pesquisa e conservação da biodiversidade. Nelas, exceto alguns casos previstos na lei, é admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. As Unidades de Conservação de Uso Sustentáveis, são mais voltadas para visitação e atividades educativas e uso sustentável de seus recursos. Elas têm o objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte de seus recursos naturais.

A elaboração de Planos de Manejo ou de Gestão, não se resume apenas à produção do documento técnico. O processo de planejamento e o produto são ferramentas fundamentais, reconhecidas internacionalmente para a gestão da Unidade de Conservação. O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão com base no entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde ela se insere. O Plano de Manejo é elaborado sob um enfoque multidisciplinar, com características particulares diante de cada objeto específico de estudo. Ele deve refletir um processo lógico de diagnóstico e planejamento. Ao longo do processo devem ser analisadas informações de diferentes naturezas, tais como dados bióticos e abióticos, socioeconômicos, históricos e culturais de interesse sobre a Unidade de Conservação e como estes se relacionam. O Plano de Gestão de Unidade de Conservação demanda realização de diagnóstico através do inventário da Fauna e de um Inventário da Flora, dependendo da sua categoria, pode ser necessário a elaboração de um plano de Uso Público, definição da zona de amortecimento, definição das atividades extrativistas permitidas em bases sustentáveis, entre outros.

Nossa equipe, sediada em Manaus, no Amazonas poderá elaborar o Plano de Manejo ou Gestão que seu Município ou Estado precisa. Realizamos a prestação desses serviços em Manaus, mas atendido a pedido poderemos fazê-lo noutros municípios ou mesmo noutras capitais. Por favor, entre em contato conosco!