Plano de Manejo Florestal, em Manaus AM

Birding Soluções Ambientais sediada em Manaus Amazonas, presta serviço de consultoria ambiental para a elaboração de Plano de Manejo Florestal Comunitário ou de pequena escala. O Plano de Manejo Florestal consiste no conjunto de planejamentos e técnicas de colheita florestal, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos do seu aproveitamento sem prejudicar o meio ambiente, garantindo a continuação e renovação destes recursos permitindo o seu uso contínuo. É um Levantamento de campo com avaliação do potencial madeireiro, bem como das características da topografia, hidrografia e infra-estrutura da área e é requerido para o Licenciamento Ambiental desta atividade. O levantamento de campo consiste num inventário amostral único, sistema de amostragem estratificado baseado na tipologia florestal, com unidades de amostra distribuídas aleatoriamente e uma taxa de sondagem de aproximadamente 0,01 a 0,02%.

Ele apresenta todas as características da exploração e do manejo florestal: ciclo de corte, volume de produção, atividades pré-exploratórias, exploratórias e pós-exploratórias, impactos ambientais e medidas compensatórias. Esses dados permitem projetar a rede de estradas e delimitar as Unidades de Produção Anual durante todo o ciclo de corte. Manejo florestal consiste em usar de forma inteligente os recursos florestais através de técnicas e equipamentos de extração sustentáveis preservando as espécies. No caso da indústria madeireira é feito uma rotatividade produtiva, em que as árvores adultas são cortadas, enquanto as mais jovens crescem para poderem ser cortadas futuramente e novas mudas são plantadas, em um ciclo contínuo de extração e preservação.

Objetivos e vantagens do Manejo Florestal Sustentável

O objetivo deste Plano, exigido pela legislação florestal, é orientar a produção madeireira da floresta, assegurar um melhor aproveitamento dos recursos, aumentar a rentabilidade da atividade, reduzir o impacto da exploração, diminuir os riscos de trabalho e promover a sustentabilidade. As vantagens de se utilizar as técnicas de manejo florestal são: a) garantia de produção de madeira por tempo indefinido; b) redução do desperdício dos recursos naturais; c) aumento da produtividade e geração de riquezas; d) menos impacto a fauna e flora silvestres; e) diminuição dos acidentes de trabalho; f) engajamento social.

Plano de Manejo Florestal Comunitário e Empresarial

O Plano de Manejo Comunitário é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão. O manejo florestal comunitário é realizado por uma comunidade, que acerta os interesses comuns e divide as tarefas e os ganhos entre todos. De maneira isolada, fica difícil e custoso para uma família elaborar e protocolar um PMFS. Unidas, as famílias têm maior poder para negociar contratos, conseguir assistência técnica, etc. O manejo de uso múltiplo propõe que as comunidades possam usufruir dos benefícios florestais, durante todo o ano, respeitando os períodos de colheita e descanso da floresta. Este manejo garante também a continuidade de remuneração às famílias, pois os períodos de safra dos diversos produtos se alternam. O Plano de Manejo Florestal empresarial tem as mesmas características do anterior, com a diferença que a produção madeireira é feita em escala e por empresas.

Princípios do Plano de Manejo Florestal

O PMF é um documento com diretrizes e normas para o manejo florestal, para o gerenciamento sustentável dos recursos madeireiros. O manejo bem feito segue três princípios fundamentais: deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido – principal ferramenta do manejo florestal – é extrair produtos da floresta de maneira que os impactos gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção da estrutura florestal e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes. Diversificar a produção é um dos princípios mais importantes para o uso sustentável dos recursos florestais.

A construção do Plano de Manejo Florestal Sustentável Comunitário pode demandar a realização do Inventário Florestal, o levantamento de todos os dados qualitativos e quantitativos do estoque de madeira presente na área do plano. Nossa equipe, sediada em Manaus no Amazonas pode elaborar e/ou executar o seu Plano de Manejo Florestal Sustentável para a sua  propriedade rural. Por favor, entre em contato através do site.

Nossa equipe, sediada em Manaus no Amazonas pode elaborar e/ou executar o seu Plano de Manejo Sustentável para a sua  propriedade rural. Por favor, entre em contato através do site.

Compartilhar