Inventário da Oferta Turística, em Manaus AM

Prestamos serviços de consultoria e assessoria na elaboração de Inventário da Oferta Turística, em Manaus, no Amazonas. O Inventário de Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, eventos, dos serviços turísticos e equipamentos, serviços de apoio a turismo, prestadores de serviços de lazer e entretenimento, infraestrutura urbana, sistema de comunicação, hospitalar, educacional e segurança no município, como instrumentos base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. É um instrumento de gestão, do planejamento turístico, que constitui o registro, avaliação e priorização de recursos para o desenvolvimento turístico de um determinado marco geográfico. Em palavras mais simples, é sistematizada a informação sobre o que temos disponível ao nível de atracções turísticas e recursos, prestadores de serviços turísticos e infra-estruturas adjacentes a atracções turísticas.

Objetivo do Inventário da Oferta Turística

O objetivo do Inventário Turístico é funcionar como equipamento de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de: a) Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira; b) Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal; c) Permitir a identificação e a classificação de municípios turísticos e com potencial turístico; d) Permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda; e e) Coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos.

Planejamento do inventário da oferta turística

O turismo é uma das atividades mais promissoras da atualidade, neste sentido o planejamento é um dos atributos mais importantes numa perspectiva de gestão efetiva para o pleno desenvolvimento de uma localidade. O inventário da oferta turística, enquanto ferramenta de planejamento oferece um panorama dos elementos e potencialidades que compõem ou podem vir a estruturar o trade turístico. O planejamento é um processo que analisa a atividade turística de um determinado espaço geográfico, diagnosticando seu desenvolvimento e fixando um modelo de atuação mediante o estabelecimento de metas, objetivos, estratégias e diretrizes. Nesta perspectiva, o inventário se mostra uma ferramenta que auxilia o gestor de área na avaliação, previsão, discussão e orienta para ações a serem realizadas para o desenvolvimento de uma localidade, com vistas ao registro de suas peculiaridades e de seus pontos fortes, com vistas a formação de um produto turístico coeso e que gere fluxo ao local, conseqüentemente fortalecendo a economia e promovendo transformações de ordem social e cultural.

Importância do inventário oferta turística

O Inventário da Oferta Turística facilita a tomada de decisões, tanto ao nível da gestão da atividade turística, como a possibilidade de investimentos em áreas de interesse turístico. A atividade turística é baseada na oferta de serviços e produtos turísticos, que localizados em um local e tempo específicos constituem o elemento fundamental sobre o qual o turismo se desenvolve. O produto turístico, entre outros elementos, é constituído pelos recursos e atrações turísticas, motivo de estudo deste trabalho, que busca analisar as diretrizes para o inventário de atrativos turísticos em uma localidade e destacar a importância deste processo na identificação da oferta turística de um território.

Nossa equipe, sediada em Manaus no Amazonas, está habilitada a elaborar o Inventário de Atrativos Turísticos de seu município ou de sua cidade. Por favor, entre em contato conosco através do site.

Compartilhar